Diário Antirracista, dia 4

Reflexões sobre as diferenças entre termos importantes para as discussões antirracistas: preconceito, discriminação e racismo e sua abrangência individual, institucional e estrutural

Por Redação AJN

Quais as diferenças entre preconceito, discriminação e racismo? Quais as diferenças entre racismo individual, racismo institucional e racismo estrutural? No quarto dia de estudos antirracistas, o Samuel Emílio trouxe uma reflexão sobre estes seis termos que costumam trazer confusão quando olhamos para ações individuais, institucionais e coletivas.

“Na época que eu fazia faculdade, a maioria dos meus colegas eram alunos brancos. eu queria criar um coletivo negro dentro da faculdade, mas eu tive muita vergonha, insegurança, eu tinha medo dos meus colegas me julgarem. Por todas essas influências externas eu acabei não criando esse coletivo; era uma vontade muito grande que eu tinha mas que foi reprimida pela estrutura social que estava ali vigente. Eu quis compartilhar isso pra vocês verem  que estou fazendo o diário junto com vocês, mas também para mostrar como todo esse processo de se tornar uma pessoa antirracista e efetivamente criar ações concretas para resolver esse problema é um processo de transformação individual e lento”

Samuel Emílio, no Youtube

Diário Antirracista, dia 4

Confira as missões de hoje:

Missão 1: Escreva no seu Diário como você está se sentindo depois desses dias de Diário Antirracista.

Missão 2: Escrevam o que vocês estão entendendo em relação aos termos que vocês aprenderam hoje.

No final do vídeo, o Samuel indicou a leitura do livro “O que é Racismo Estrutural?”, escrito por Silvio Almeida.

Se você quiser receber o conteúdo do diário pelo Whatsapp, inscreva-se na lista de transmissão. Quer uma companhia mais próxima nessa jornada? Convide uma amiga ou um amigo para passarem juntos por esse processo. Clique aqui para receber todos os conteúdos direto no seu Telegram: https://t.me/diarioantirracista

Dá pra se cadastrar nesse link e receber os conteúdos por e-mail também: https://bit.ly/TermineSeuCadastroNoDA

Você também pode seguir o Samuel Emílio no Youtube para assistir aos vídeos do diário antirracista e também receba conteúdo pelo perfil do Samuel Emílio no Instagram!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *