Democracia ontem, hoje e sempre!

Nota da Viração Educomunicação sobre a tentativa golpista de vilipendiar nossa Democracia.

Com absoluta indignação acompanhamos o ataque dirigido às sedes dos Poderes da República no último domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF.

Atos como esse são inaceitáveis dentro do Estado Democrático de Direito, pois buscam unicamente ferir a soberania popular.

Como organização que atua na mobilização, pela Educação e Comunicação, e que tem entre seus principais horizontes a plena participação cidadã, a Viração Educomunicação acredita na Democracia e vem a público, em coro com movimentos sociais e com a sociedade civil, repudiar publicamente os atos de terrorismo e vandalismo, cometidos por criminosos que invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, e que acarretou também a destruição de partes importantes do acervo artístico e do patrimônio arquitetônico nacional, que é de todos nós e que representa a História da República Brasileira.

Sabemos o quanto nos foi tirado desde o golpe de 2016 e depois das eleições de 2018. Nesse período em que nossos direitos fundamentais foram atacados sem pudor, seguimos lutando. Nesse período obscuro em que o golpismo, o negacionismo e a pseudociência ganharam terreno, nós nos mantivemos em luta. E o resultado dessa luta coletiva foi expresso e reconhecido em um processo democrático e seguro.

A vontade soberana do povo brasileiro venceu nas urnas e foi respeitada, apesar das tentativas trapaceiras de manipular o resultado do pleito de 2022 e das campanhas massivas de desinformação, que há anos trabalham para colocar sobre parte da população o fundamentalismo de origem fascista que tornou possível a manutenção da campanha golpista que culminou nos ataques que acompanhamos na tarde de domingo.

Golpistas, terroristas, extremistas e todos aqueles que vêm lançando mão de sua influência e do capital para viabilizar estes e outros ataques não representam o povo brasileiro e menos ainda os interesses da nação. A nossa Democracia é inegociável.

O Estado Democrático de Direito será defendido com veemência por nossas Instituições e pelo próprio Povo. Nos manifestamos em favor da ordem democrática e do respeito à Constituição, em favor da Igualdade, da Justiça e do Respeito aos símbolos e ritos que fazem do Brasil um país democrático e livre.

A Viração Educomunicação sempre atuou e segue mobilizada em defesa dos Direitos Humanos, dos direitos de crianças, adolescentes e das juventudes, da diversidade, da liberdade e da participação cidadã, empenhada na construção coletiva de um país pautado pela justiça social e pela garantia de vida digna a todas as pessoas, independente de raça, gênero, sexualidade e crença.

Por isso, somamos forças com outras organizações e com o povo, vigilantes da nossa Democracia, aguardando as investigações e identificação de mentores, financiadores e praticantes de tais atos terroristas, para que sejam responsabilizados e rigorosamente punidos.

Nossa soberania vai prevalecer.

Democracia ontem, hoje e sempre!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *