Declarações marcantes do TEDxESPM
Nessa quinta-feira, 29 de setembro, 300 pessoas com ideias e histórias para contar e compartilhar se reuniram na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, em São Paulo, para participar do TEDx ESPM. Ao todo foram 17 palestrantes, três apresentações musicais, além das intervenções do apresentador e mediador do evento, o jornalista Paulo Markun.
Foram quase 11 horas de imersão em ótimas histórias com o tema “Comunicação Iluminando Mentes”, quem participou levou para casa um banco de cases de sucesso pra lá de inspiradores. A Agência Jovem de Notícias e a Viração marcaram presença no evento, inclusive com a apresentação de Juliana Rocha Barroso, presidente da Viração Educomunicação, que compartilhou a história da Organização com todos os participantes.
Confiram algumas falas e ideias inspiradoras que rolaram no evento.
“Nós só somos livres quando fazemos o que queremos fazer”, Anurag Kashyap, produtor, roteirista e diretor de filmes indianos.
“Eu não quero voltar a enxergar. Pois se eu voltasse a enxergar, eu não faria tantas coisas como já fiz, não realizaria tantos sonhos”, Claudia Sofia Indalécio Pereira, surda e cega, que emocionou a plateia com a sua história.
”Com tantas tecnologias, ainda tem tanta gente se comunicando por cartas”, Elio Lazzarotto, o Papai Noel brasileiro, que esse ano vai responder 200 mil cartas para as crianças.
“O que é mais importante, a experiência ou a memória da experiência? Sempre que a gente tem uma experiência diferente, ela costuma abrir a nossa cabeça”, Enio Ohmaye, especialista em educação tecnológica que compartilhou as suas “viagens iluminantes”.
“O futuro não tem que ser verde. Ele tem que ser multicolor. A natureza não tem uma só cor. Ela gosta de diversidade”, Fred Gelli, designer e especialista em sustentabilidade.
“Comunicação é liberdade. Onde não há comunicação, não há liberdade. Onde não há liberdade, não há educação”, Luiz Lara, publicitário e fundador da agência Lew’Lara.
“A vida só é possível porque existe uma teia de relações que a sustentam”, Lia Diskin, do Palas Athenas, que abriu o TEDx ESPM com reflexões sensíveis sobre a vida e relações humanas.
”Forma e cor são ferramentas essenciais para acontecer uma comunicação”, Miguel Neiva, português que criou um sistema inovador de identificação de cores para daltônicos.
“A luta contra o apedrejamento é uma luta a favor dos direitos das mulheres. Nós somos seres humanos. As mulheres como eu estão sendo apedrejadas na rua”, Mina Ahadi, que há 30 anos luta contra a pena de morte e o apedrejamento no mundo islâmico.
“90% da população brasileira nunca entrou num museu ou exposição de arte”, Mundano, artista que fez a plateia rir e chorar com as suas histórias de grafitti e intervenções urbanas pela cidade com arte e frases fortes sobre política e corrupção.
“A saúde ainda nos enxerga em pedaços, juntar tudo isso talvez seja o mais importante. Precisamos ser enxergados por inteiro”, Valdir Cimino que levou a sua história emocionante de contação de histórias para pacientes terminais.