De Olho nos Planos abre inscrições para um Reconhecimento Público, que busca acompanhar de perto os Planos de Educação
A fim de melhorar a elaboração e revisão de Planos de Educação (documentos que orientam o atendimento educacional do município no período de dez anos), O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.
A iniciativa apoia o registro e a sistematização de casos e propostas para o acompanhamento dos Planos de Educação, além de divulgar fatos reais de envolvimento, a partir da reflexão das pessoas envolvidas, destacando aprendizados, aflições e desafios inspiradores para aprimorar outras experiências participativas no campo educacional.
Categorias
São diferentes níveis e dimensões do processo de elaboração do Plano ou de seu monitoramento. Ou seja, abrange tanto experiências municipais, regionais ou estaduais, como casos realizados por escolas, conselhos, fóruns, gestões educacionais, organizações e movimentos da sociedade civil.
Ao se inscrever nesta iniciativa, os(as) interessados(as) deverão, então, classificar suas propostas ou experiências em uma ou nas duas categorias abaixo:
– Experiências participativas na elaboração e revisão do Plano de Educação;
– Propostas de monitoramento participativo do Plano de Educação.
Quem pode participar?
– Fóruns e Conselhos Municipais e Estaduais de Educação
– Comissões responsáveis pela coordenação de seus Planos de Educação
– Movimentos sociais, coletivos, redes e organizações de sociedade civil
– Secretarias de Educação
– Conselhos Escolares
– Escolas
Curso de formação à distância
O curso de formação à distância tem como objetivo qualificar o conceito de participação, discutir estratégias de monitoramento dos planos de educação, apoiar o registro e a sistematização das experiências e propostas de monitoramento inscritas.
No momento da inscrição deve-se evidenciar o interesse pela realização do curso. Caso o número de interessados exceda o número de vagas disponibilizadas será feita uma seleção, a partir das informações fornecidas na ficha de inscrição. Para saber mais basta entrar no site da campanha.
Da Redação | Imagem: De Olho nos Planos