COP 18: Último dia pode durar até 72 horas
Por: Evelyn Araripe, para Agência Jovem de Notícias
Não tem aqueles dias que você gostaria que tivesse muito mais do que 24 horas? Sim, sabemos que isso é impossível, exceto em um lugar: na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP. O útimo dia de negociações começou com cara de um dia que pode durar até 72 horas. Ou seja, o que era para ser encerrado hoje pode ser arrastado até domingo, com direito a viradas de noite e tudo o mais.
Há quem acredite que hoje os negociadores consigam chegar a um acordo definitivo e garantir o descanso de todos os delegados, observadores e trabalhadores do mega-evento. Mas, nesse caso, a preocupação é que o final das negociações seja feito de qualquer jeito só para que a ONU, e o governo Qatari, possam fechar a porta e apagar as luzes. Do outro lado há os que dizem ter certeza de que a ONU terá que fazer o milagre da multiplicação dos dias para garantir que as negociações se encerrem entre sábado e domingo mas com texto finais mais claros e satisfatórios.
Na manhã dessa sexta o clima era de incerteza (e continua no início da tarde). Observadores que não podem entrar na Plenária se aglomeram em volta das TVs, espalhadas pelo Centro de Convenções, para ouvir o que os ministros estão decidindo. Um jovem da Youngo disse ter visto um negociador dos Estados Unidos em uma ligação remarcando o seu voo para domingo.
Não tem jeito, o verbo mais praticado na COP é esperar. Esperar por um resultado que ninguém quando, como e se um dia de fato vai sair.