Controle social e efetivação dos direitos
Por Hayrta Karolina Da Silva e Brenda Barbara Noronha
Na manhã de hoje, 03/04, durante a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará, no Hangar (Centro de Convenções da Amazônia), as crianças e adolescentes foram divididos em 5 eixos, cada eixo com seu assunto diferente de discussão sobre nossos direitos, um dos eixos que os jovens foram participar foi o Controle social e Efetivação dos direitos, e é sobre esse eixo que nos vamos falar.
Primeiramente nos fizemos uma dinâmica de apresentação, em uma roda falando nossos nomes, idade, e de onde viemos. Em seguida começamos o debate sobre os nossos direitos, e varias pessoas no inicio ficaram com vergonha de falar, mas depois todos perderam a sua vergonha e foram falando sobre vários assuntos.
Todos os adolescentes que estavam lá comentaram sobre os desrespeitos para com os idosos, dando exemplos dos motoristas de ônibus públicos. Falamos também sobre a precariedade nas unidades de saúde e dos prefeitos e governadores corruptos. Teve dois adolescentes que falaram sofrer bullyng na sua escola, por terem jeitos de homossexuais, outra adolescente comentou sofrer bullyng em sua escola, por ser negra e ter o cabelo afro, ‘cri-cri’, como ela mesma falou’.
Saiba mais:
O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?