Confira as propostas aprovadas na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Por Rafael Stemberg, de São Paulo (SP)
Foram quatro dias de muita discussão, elaboração de propostas e votações. A princípio, nada diferente do processo de uma conferência. Mas bastava circular entre as quase 3 mil pessoas que estavam em Brasília (DF), entre os dias 11 e 14 de julho, para ver que o ambiente da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente era diferente, pois entre os delegados eleitos pelos Estados mais de 800 eram adolescentes de 12 a 18 anos que ajudaram a construir propostas que embasarão a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Conferência foi construída sob 5 eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos,3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Neste ano, o objetivo geral da Conferência era mobilizar grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento da política e do plano.
As propostas aprovadas na Conferência podem ser conferidas no documento em PDF, gerado ao clicar neste link: http://www.agenciajovem.org/wp-content/uploads/2012/07/PLENÁRIA-GERAL-APROVADAS-20072012.pdf
Educomunicação
Um diferencial desta Conferência foi a cobertura educomunicativa feita por 60 adolescentes de todo o Brasil, uma iniciativa do Conanda em parceira com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. A execução dos trabalhos ficou por conta da Viração Educomunicação e da Rede Andi Brasil. Contou com o patrocínio da Fundação Telefônica e do Sesi.
O conteúdo produzido pelas(os) adolescentes nas etapas estaduais e na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente pode ser coferido na Agência Jovem de Notícias.