Como se preparar para a COP 27, part #03 – a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática?

Por Amanda Costa

Fala minhas lindezas climáticas, bele? 🙂

Se você está por aqui, é porque, provavelmente, é um jovem que entende que nosso planeta está um caossssss e deseja se aprofundar nas questões climáticas. Massssss antes de prosseguir, é importantíssimo que você leia a PARTE 01 e PARTE 02 desta série, pois assim terá uma maior compreensão de todo esse diálogo.

Bora trocar ideia sobre COP e Juventudes?

Essa parte da formação foi facilitada por Karina Penha, que hoje trabalha como coordenadora da campanha Amazônia de Pé (NOSSAS) e já participou de quatro COPs (Marrocos, Polônia, Espanha e Escócia), Karina contou que há diversos jeitos de se envolver com a COP. Para a juventude, a mais importante é a COY – Conference of Youth, que reúne jovens delegados do mundo inteiro em torno de 4 temas centrais:

  • Documento de Política;
  • Capacitação;
  • Workshops de capacitação e
  • Intercâmbio cultural.

A COY é um espaço bem massa de fortalecimento jovem. É um espaço dinâmico, descontraído, que nos ajuda a entender a COP, tem festas e reúne muitaaa gente bonita que faz um trabalho incrível ao redor do mundo.

As inscrições para a COY estão abertas!!! Clique aqui e aplique.

Outra parada importante é o IPCC – Intergovernamental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, em português). O IPCC é uma organização político-científica criada em 1988 que tem um papel de comunicação muitooooo relevante para a sociedade epistêmica global. Durante a COP, o IPCC realiza fóruns onde é possível acompanhar a divulgação das alterações climáticas ao redor do mundo!

Já a CAN (Climate Action Network) e DCJ (xxxxx) são grupos de articulação internacional em prol da justiça climática. Esses grupos reúnem ativistas, negociadores e comunicadores em ações coletivas e sustentáveis para a promoção da social, racial e ambiental.

Curiosidade: A CAN é responsável pelo FÓSSIL DO DIA, uma premiação para o país que não está contribuindo com as negociações do dia.

Por fim, a YOUNGO é a constituinte de jovens e crianças, é o espaço oficial da ONU para participação de juventudes. Todos os dias, às 08h da manhã, a galera se encontra em grupos de trabalho. Essa constituinte tem um espaço de 2 min nas plenárias, onde um representante da juventude global pode trazer o posicionamento do grupo.

Quer saber mais sobre a YOUNGO? Confira os artigos abaixo:

Querida lindeza climática, a COP é um espaço complexo, diverso e muitas vezes confuso. No entanto, é lá onde nos vemos como atores políticos, entendemos que somos parte da solução e reconhecemos que fazemos MUITO pelo mundo.

Espero que esses artigos te ajudem! Beijo no coração e boora que bora <3

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *