Cinco produções audiovisuais para aprender sobre a crise climática
A crise climática é uma das pautas mais citadas atualmente quando o assunto é meio ambiente, por isso preparamos 5 dicas de produções audiovisuais para você aprender sobre o conceito e suas perspectivas na prática.
Por Gustavo Souza
Pauta Rhafaela Resende
–
No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data representa uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de cuidar e preservar nosso planeta, além de servir para tomar medidas concretas em prol da sustentabilidade e bem estar do ambiente em que vivemos. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia e desde então se tornou um marco global de conscientização sobre os desafios ambientais e a promoção de ações coletivas em prol do meio ambiente.
Quando falamos sobre meio ambiente, automaticamente lembramos da crise climática, que é um dos desafios mais urgentes e complexos que enfrentamos atualmente. Refere-se às mudanças significativas e negativas nos padrões climáticos globais, resultados das atividades humanas, do avanço do capitalismo sobre os biomas, especialmente com a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento florestal e a exploração desenfreada do solo pela mineração e pelo agronegócio. Ações estas que são totalmente comerciais e visam apenas os lucros e não o bem estar do ambiente.
Leia também: Lucro acima de tudo, capital acima de todos: a deslegitimação da vida e o extermínio dos povos indígenas
Uma das principais consequências da crise climática é o aquecimento global. As temperaturas médias da Terra estão aumentando rapidamente, resultando no derretimento das geleiras e gerando aumento no nível do mar e na intensificação de eventos climáticos extremos, como: tempestades intensas, secas prolongadas e ondas de calor extremo. Fenômenos esses que causam uma série de impactos negativos na sociedade e consequentemente no meio ambiente. Será que a população e empresas não reconhecem que a não preservação do ambiental é própria condenação sobre sua existência?
Um dos pilares fundamentais para a compreensão dos fatos é a educação, ela promove os conceitos nos ensinando como se portar perante ao cenário atual da crise climática, construindo posicionamentos a serem tomados sobre a pauta. Espaços para discussão e debate sobre o tema são um dos caminhos para assim pensar possibilidades e soluções sobre essa crise ambiental além de proporcionar dicas que podem ser executadas em nosso cotidiano. Na linha do aprender o audiovisual tem um importante papel pois ele transforma termos/conceitos bruscos em algo lúdico construindo um imagético para a situação, tornando ela mais clara de ser compreendida.
Por isso, preparamos 5 dicas de produções audiovisuais para você entender melhor os conceitos, visualizar o cenário atual ambiental e cogitar possibilidades de ação que você mesmo pode tomar sobre a pauta. Bora conferir?
1. Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada É Impossível
Direção: Brad Bird, EUA, 2015.
O enredo conta a história de uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência que encontra um pequeno broche que permite que se transporte automaticamente para uma realidade paralela chamada Tomorrowland, repleta de invenções futuristas que visam o bem da humanidade. Em sua partida para essa realidade, a jovem tenta descobrir segredos do futuro, incluindo os ambientais e as crises que o planeta passaria.
2. O menino que descobriu o vento
Direção: Chiwetel Ejiofor, Reino Unido, 2019.
Baseado em uma história real, o filme retrata a história do Jovem Malawi (Maxwell Simba) que se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento, que acredita ser a ideia que os tirará da situação que vivem.
3. O amanhã é Hoje: O Drama de Brasileiros Impactados Pelas Mudanças Climáticas
Direção: Thais Lazzeri, Brasil, 2018.
O documentário tem como objetivo mostrar que os impactos do clima já alcançaram todos os brasileiros, estejam na cidade, no campo ou na floresta, mostrando que ninguém está isento da crise climática, principalmente quem a produz. A produção também aborda a crise em diversos âmbitos sociais como economia, saúde e nossos próprios sonhos futuros.
4. O Subversivo
Direção: Sasha Snow, Reino Unido, 2020.
O documentário acompanha o ativista ambiental galês, Roger Hallam em protestos contra a crise climática que aconteceram em 2019 no Reino Unido. A produção busca mostrar as ideias e emoções das pessoas envolvidas no movimento e a apatia das organizações públicas e privadas perante ao cenário do aquecimento global.
5. Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
Direção: Hayao Miyazaki, Japão, 2010.
O garoto Sousuke encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. O filme retrata como o lixo produzido pelos humanos pode afetar um ambiente natural resultando em poluição, problema este que afeta seus próprios produtores.
–