Cidadania, formação profissional e inclusão digital e social
Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Programa Bolsa Trabalho, da Coordenação de Políticas para a Juventude da Prefeitura de São Paulo, que prevê formação para jovens entre 16 e 20 anos
–
O Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital possibilita a formação de 100 jovens da cidade de São Paulo por semestre focando na capacitação profissional e cidadã.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) são as responsáveis pela execução do Programa.
As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras das 9h às 13h durante todo o semestre e as(os) participantes recebem uma bolsa auxílio de R$540,79. Este Programa é regido pela Lei Municipal 13.841, de 7 de junho de 2004.
Para participar do Programa as(os) jovens devem:
- ter entre 16 e 20 anos;
- estar desempregadas(os;
- residir no município de São Paulo;
- pertencer a famílias cuja renda por pessoa seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo;
- estar matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou ter concluído o ensino médio.
Além disso, algumas vagas são exclusivas para jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para a Crianças e Adolescentes (SAICA), Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE/MA) e Liberdade Assistida (LA) da Fundação Casa.
As três Secretarias atuam em diferentes frentes na formação dessas(es) jovens. A SMDHC discute temas relativos aos Direitos Humanos e efetivação cidadã, a SMDET dialoga sobre o mercado de trabalho e educação financeira e a SMIT fica responsável pela aulas nos 12 Fab Labs da cidade de São Paulo, onde os jovens aprendem na prática técnicas para o mercado de trabalho, como impressão 3D, corte à laser, estudos de programação, dentre outros conhecimentos utilizados em fabricação digital.

A formação baseia-se em discussões, palestras, visitas e aprendizagem prática e teórica. Conheça alguns dos temas por secretaria:
SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
- JUVENTUDE E IGUALDADE RACIAL
- DROGAS, LGBTI E MULHERES
- POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
- IMIGRANTES E IDOSOS
- CULTURA E ACESSO À CIDADE
- SAÚDE E LAZER
- PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA
- MERCADO DE TRABALHO
- EMPREENDEDORISMO
- GESTÃO DE PROJETOS
- REGIONALIZAÇÃO
- COMUNICAÇÃO
- PLANEJAMENTO PESSOAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
- FABRICAÇÃO DIGITAL
- IMPRESSÃO 3D E CORTE À LASER
- ELETRÔNICA E ROBÓTICA
- PROGRAMAÇÃO E MARCENARIA
- EXECUÇÃO DE PROJETOS
- PROTOTIPAGEM
Conheça o mapa dos Fab Labs de São Paulo

2 Comments
Boa tarde!
Gostaria de saber mais detalhes sobre o curso, se pode ser para os municípios de São Paulo.
Desde já agradeço a atenção!
Olá! A formação é voltada para jovens de 16 a 20 anos que residam nos limites do município de São Paulo. Se você quiser checar com mais detalhes, recomendamos que entre em contato com a prefeitura, pela página deles no Facebook: https://www.facebook.com/DireitosHumanosECidadaniaSP