Chico da Silva e a Escola do Pirambu: a potente arte das periferias de Fortaleza
Você sabe quem foi Chico da Silva? Já ouviu falar na Escola do Pirambu? Bom, são essas perguntas que a mais nova exposição da Pinacoteca do Ceará busca responder. Chico da Silva e a Escola do Pirambu traz para o centro do debate a arte pungente e o sentimento de coletividade, que, ao passarmos pela mostra, entendemos que sempre estiveram presentes nas periferias de Fortaleza.
Por Sofia Leite
–

A Pinacoteca do Ceará, aparelho da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, está com a exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu em cartaz. A mostra, que segue aberta ao público até o dia 29 de outubro, foi sediada pela primeira vez na Pinacoteca de São Paulo e tem curadoria de Thierry Freitas e Flávia Muluc. São 148 obras produzidas entre 1943 e 1984.
Chico da Silva foi um artista plástico nascido no Acre, mas criado na periferia de Fortaleza, no bairro do Pirambu. Com suas tintas, ele trazia para as telas seres animalescos cheios de cor e vida. As obras dele representam, justamente, esse contraste entre a realidade que viveu, em uma parte da cidade negligenciada pelo Poder Público, e o universo fantástico e delicado criado por ele.
Depois de um tempo pintando em sua casa, no Pirambu, os jovens que viviam na região começaram a se interessar pela arte de Chico. Ele começou, então, a ministrar aulas de pintura aos que se sentiam atraídos, e aquilo logo se transformou em um coletivo artístico. Foi nesse contexto que nasceu a Escola do Pirambu, formada por Chica da Silva (Francisca Silva), filha do artista, Babá (Sebastião Lima da Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), o único ainda vivo. O grupo deu continuidade ao uso das técnicas de pintura desenvolvidas por Chico da Silva.
Esse sentimento pulsante de coletividade é a principal marca da trajetória de Chico da Silva. E também vem sendo uma característica forte do nosso Nordeste, o Nordeste que acolheu o pintor acriano. É impossível passar por essa exposição sem se sentir tocado pela história feita na Escola do Pirambu e sem pensar na resistência que o Nordeste, com esse senso de coletividade, representou nos últimos anos.
Como canta Belchior, Nordeste é uma ficção, Nordeste nunca houve.
A Pinacoteca do Ceará fica localizada na Rua 24 de maio, número 34, no Centro de Fortaleza. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site do museu. A mostra conta com audiodescrição, e a entrada é gratuita.
No Instagram da Pinacoteca, você encontra um filtro muito legal para usar nas obras da exposição e ver o universo de Chico da Silva ganhar vida. Para testá-lo, basta ir na aba de efeitos do perfil do museu.
Serviço
Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
De julho a outubro de 2023
Pavilhão 1 da Pinacoteca do Ceará
Entrada gratuita
–