Bloco Zumbiido – Créditos Índia

Bloco Zumbiido recebe o Bloco Ilê Aiyê em show histórico no Festival Feira Preta 

Em um encontro inédito, dois blocos que são referências culturais e símbolos de resistência e empoderamento da cultura negra, embalam o público com músicas que tratam da grandeza, da emancipação e do poder do povo preto.

Por  Bloco Zumbiido

No dia 04 de maio de 2024 (sábado), às 12h35, com entrada gratuita, o bloco Zumbiido (@zumbiido) recebe como convidado o Bloco Ilê Aiyê (@blocoileaiye), considerado o primeiro bloco afro do Brasil, vindo diretamente da Bahia para um show histórico no Parque Ibirapuera, durante o Festival Feira Preta (@feirapretaoficial), evento que celebrará a cultura negra durante três dias.  

O show “Zumbiido convida Ilê Ayê” será realizado no Palco Asé, uma área especial gratuita dentro do Parque do Ibirapuera, e promove um grande encontro entre dois blocos emblemáticos da cultura afro-diaspórica brasileira. 

O Bloco Preto Zumbiido, que em 2024 celebra seus 20 anos de história, é reconhecido em São Paulo por realizar o maior Cortejo Preto da cidade, reunindo cerca de 10 mil foliões anualmente durante o Carnaval. Além de realizar um trabalho educacional emancipador em suas formações de música e dança, que recebem cerca de 200 pessoas pretas anualmente.
O Zumbiido nasceu a partir de uma comunidade africano-ascendente por essência, que inspira-se no legado do imortal líder revolucionário, Honorável Rei Zumbi de N’gola Janga (Palmares). Uma espécie de verbalização do levante do povo preto através de um bloco afro percussivo, que tem forte influência de diversos ritmos tradicionais africano diaspóricos e do continente.

Para o show, o grupo preparou uma apresentação inédita das músicas e danças autorais do bloco, que celebram a força do povo preto, inspiradas nas danças e musicalidades tradicionais africanas do continente, com forte influência de samba afro e do samba reggae, além de outros ritmos diaspóricos.

Como convidado especial, o grupo recebe o Bloco Ilê Aiyê, que foi fundado em 1974, em Salvador (BA), com o objetivo de promover a expansão da cultura de origem africana no Brasil.

Surgiu como bloco negro e sua primeira apresentação ocorreu no carnaval de 1975, quando apresentou a música “Que Bloco é Esse”, de Paulinho Camafeu. Desde então, o Ilê Aiyê foi responsável por uma enorme revolução cultural no Brasil

É frequentemente mencionado que em Salvador, antes da fundação de Ilê Aiyê, homens e mulheres negros nunca usavam vestes coloridas, muitas vezes não entravam pela porta da frente, não usavam penteados, e as mulheres negras não usavam batons “chamativos” – tudo por causa da estigmatização racista de séculos. Esta situação foi profundamente alterada para muitos negros a partir de 1975, graças aos processos de empoderamento que o Ilê Aiyê implementou através da Música e do enaltecimento da Cultura e História Africanas.

E é neste encontro inédito, promovido pelo Festival Feira Preta, que Zumbiido e Ilê Aiyê se unem em um só canto envolvendo o público com músicas que tratam da grandeza, da emancipação e do poder do povo preto.

Informações: www.instagram.com/zumbiidowww.zumbiido.com.br , facebook.com/zumbiido
Serviço: “Zumbiido convida Ilê Ayê”
Com Bloco Zumbiido participação especial Bloco Ilê Ayê
Duração: 120 minutos
Classificação: 12 anos
Grátis – sem a necessidade de retirada de ingresso, porém sujeito a lotação
Quando: 04 de maio de 2024 (sábado) – Horário: 12h35
Onde: Parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *