Autoridades falam em lançamento da Campanha É da Nossa Conta! Em Acaraú (CE)
Edneila Castro, Lorena Cristina Silveira e Lucas Lima, jovens comunicadores em Acaraú (CE)
O trabalho infantil e adolescente é um assunto que remete a muita discussão. Vão desde tentativas para a erradicação até debates para que a sociedade tome nota da importância desse tema. Na manhã de hoje, 22 de outubro de 2013, em Acaraú (CE), foi lançada a Campanha É da Nossa Conta! – Sem trabalho infantil e pelo trabalho adolescente protegido. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco incentivar o Reconhecimento, o Questionamento e a Participação de todos pelo fim do trabalho infantil. Essa campanha é uma realização da Fundação Telefônica e tem a parceria do UNICEF e da OIT. No Ceará, o Instituto da Infância é co-realizadora.
Abaixo seguem algumas falas de pessoas que participaram da abertura:
“A melhor forma de combater o trabalho infantil é através do reconhecimento e da discussão sobre o tema. Mas isso não é o bastante! É preciso mobilizar a sociedade para tentar conscientizar as pessoas sobre essa causa e tentar erradicar de uma vez por todas o trabalho infantil.”
Ana Paula Praciano, Secretária de Ação Social do município de Acaraú
“O trabalho infantil não é permitido por lei. O trabalho adolescente é permitido em algumas situações. Os filhos são o prolongamento do nosso ser, da nossa existência. Temos que dar o melhor de nós para eles: o estudo. O estudo traz uma noção de vida que a gente ainda não tem e que temos que descobrir.”
Dr. César Barros, Juiz da Comarca de Acaraú
“O trabalho para um adolescente de forma protegida é muito bom. Mas o trabalho adolescente de forma exploratória é definitivamente uma forma de negação de direitos.”
Luzia Lafitti, Superintendente do Instituto da Infância (IFAN)
Abertura ao som de flautas
Crianças do munícipio de Santa Fé abrem o evento tocando flauta. Os pequenos músicos tocaram Bethoven e a conhecida Asa Branca, de Luiz Gonzaga.