Aprovado Programa que cria primeiro emprego para jovens na administração municipal

Foi aprovado no dia 14 de setembro na Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de lei do vereador Chico Macena (PT) que institui o Programa Primeiro Emprego na Administração Direta e Indireta do Município de São Paulo. A intenção é permitir aos jovens estudantes do ensino médio, que ainda não tenham ocupado vagas no mercado de trabalho formal, uma oportunidade de estagiar na administração direta e em empresas e autarquias da Prefeitura.

A participação no programa será de dois anos. O jovem precisa estar cursando o 1° e 2° grau da rede pública de ensino e ser indicado por uma entidade sem fins lucrativos, que promove assistência a jovens em situação de risco social.

A prefeitura ficará autorizada a realizar convênios com entidades sociais sem fins lucrativos para promover a indicação e seleção dos jovens, além de fazer o acompanhamento dele na família, na comunidade e na escola.

A iniciativa de elaborar este projeto de lei surgiu de um dos programas sociais, chamado Primeiro Emprego, que existia na CET (Companhia de Engenharia de Trafego) na época em que Chico Macena era presidente. Além do Primeiro Emprego, outros três projetos de inclusão social, atenderam mais de 5 mil pessoas entre 2001 e 2003 como o Bolsa Trabalho, Começar de Novo e Operação Trabalho.

“Sabemos que muitos jovens, principalmente os mais carentes, têm dificuldade de conseguir o primeiro emprego, e a alegação de muitas empresas para não conceder a vaga é a falta de experiência. O estagio é uma forma de evitar que jovens em situação de risco parem de estudar, além de ajudá-los a se inserir no mercado de trabalho, após a conclusão do ensino médio”, afirma Aparecida Dolores, coordenadora dos programas sociais existentes na CET entre 2001 e 2003.

O projeto foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal e agora aguarda a sanção do prefeito para se tornar lei.

Com informações: assessoria do vereador Chico Macena


 

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

3 Comments

  • oi.. eu nao tenho experiencia e esse site me ajuda muito… é muito legal esse site aqui. ÓTIMO CONTEUDO… pra gente aprender… PARABENS… claro que existem outras fontes na net alem desse otimo blog … existe um que vc pode acessar pelo link Projeto Prepara e Encaminha – Primeiro emprego Eu acho que ainda nao tem dicas, mas logo vai ter… tá começando agora… eles fazem parcerias com empresas… é tudo grátis

  • estocursando ensino fundamental 8 anos 8 série gostaria de trabalhar

  • eu tenho 18 anos preciso muinto de um emprego mas n tenho esperiencia em nada pois é meu primeiro emprego estou cursando o primeiro ano.queria muinto uma oportunidade para aprender, ofereço garra e dedicação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.