Alunos produzem vídeos sobre democracia para concurso interno

Dia 23 de agosto, a turma apresentou trabalhos a jurados convidados pelo IDDD


Na última quinta-feira, 23 de agosto, um concurso cultural mudou a dinâmica das aulas do projeto “Educação para Direitos”, realizado pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), em parceria com o Colégio Estadual Hugo Lacorte Vitale. Nesta data, os alunos do projeto apresentaram os vídeos por eles produzidos dentro da temática “Democracia” para um concurso promovido internamente.
Foi montada em uma sala de aula a estrutura para apresentação e foram recebidos como convidados para compor o corpo de jurados  Paulo Roberto da Silva, coordenador do Ensino Médio da Escola,  Tali Yankeleviche, cineasta, Edimilson Nascimento , representante da União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacênciaalém dos educomunicadores Gutierrez Silva e Elisângela Cordeiro, da representantes  da Viração Educomunicação.

Ao todo foram apresentados quatro vídeos, resultados do trabalho desenvolvido durante as três primeiras aulas do semestre do projeto. A escolha do tema, dos trabalhos, foi proposta pelos educadores, que durante o início do semestre debateram o assunto com os alunos através de apresentação de vídeos que demonstravam formas de articulações da sociedade.

A presença dos jurados agradou muito os alunos, que de certa forma se sentiram prestigiados. Os vídeos apresentados foram “Brasil da Ditadura para democracia” das alunas Danniele Souza, Elena Cristina, Gabriela Barbosa, Nathalia Amaral e Yasmin Matias; “União Popular das Mulheres”, das alunas Ana Tereza Santos Reis, Beatriz Santos Serafim, Camila Florêncio Alves e Sara Cristina Lopes dos Santos  e o vídeo das alunas Giovana Melo da Silva e Késsia Taynara Melo da Silva que apresentaram os problemas da poluição do rio que fica perto da escola.

O grupo vencedor foi dos alunos Jéssica Rio Branco, Willian Mota de Almeida, Uriel Rio Branco da Silva, Victor Nogueira e Marcelo Luiz da Silva, com o vídeo “Democracia e Arte”, que mostrava diversas imagens de comunicação de rua como forma de expressão política. As imagens foram colhidas pelos próprios alunos no entorno do Colégio Hugo Lacorte. Assista a seguir:

Como prêmio, além da veiculação dos vídeos no site do IDDD para o vídeo vencedor, todos os participantes foram contemplados com uma proposta de oficina prática de produção de comunicação, que será concedida aos alunos do projeto ainda neste semestre pela Viração, organização especializada em multiplicação de projetos de educomunicação*.

Sobre o concurso

Buscou-se, no início do segundo semestre do projeto, propor aos alunos uma atividade que fosse além das aulas expositivas. Com intuito de aproximar os participantes ao significado do tema “democracia”, foram apresentados alguns vídeos curtos sobre atividades políticas da sociedade, para que os educandos identificassem neles relações com a temática democracia.

“Nessas aulas de preparação, alguns se preocuparam em descobrir a definição de Democracia, e não necessariamente compreender o significado; outros perceberam que ali, naquelas demonstrações de liberdade de expressão, estava um dos seus fundamentos, foi riquíssimo!”, conta Andre Kehdi, diretor do IDDD responsável pelo projeto.

“Depois do debate, o que mais me chamou a atenção na aula foi o espanto deles: quando os convidamos a fazerem, eles mesmos, os seus vídeos, tive a impressão de que alguns até saltaram da cadeira; o interesse foi imediato”, continua.

Por fim, foi proposto aos alunos que se organizassem em grupo para a construção de vídeos que expressassem o significado de democracia para cada um. Os vídeos concorreriam entre si , tendo como prêmio a veiculação do trabalho no site do IDDD.

No decorrer dos outros encontros os educadores se reuniram com os alunos para prestar apoio e outros esclarecimentos para o desenvolvimento dos trabalhos. “Demos autonomia plena aos educandos na execução desses vídeos”, explica Ricardo Carvalho, consultor pedagógico do projeto.

*Educomunicação

O conceito da educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todas as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar. Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação.

Texto: Janaina Gallo

Para saber mais sobre o projeto Educação para Direitos acesse:

http://iddd.org.br/Projetos.aspx?Id=428

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *