Agência Jovem de Notícias inicia formação de adolescentes
Da Redação, de São Paulo (SP)
Cerca de 30 adolescentes, de diferentes regiões de São Paulo, se reúnem todas as terças-feiras para participar do novo ciclo de formação da Agência Jovem de Notícias (AJN). Os encontros acontecem na sede da Viração, no centro da cidade, e tem o propósito de preparar os jovens para atuarem como comunicadores comunitários.
A formação teve início em agosto e segue até o final de 2012, abordando temáticas ligadas ao universo da juventude e aos direitos humanos, como sexualidade, trabalho na infância e adolescência e democratização da comunicação. Ao longo do processo, os participantes serão incluídos nas coberturas educomunicativas realizadas pela Viração.
Moradora da Vila Guacuri, na zona sul,Evellyn Ferreira acredita que as formações da AJN serão momentos para a troca de conhecimentos entre os integrantes.“Acho que esse é um espaço do qual não irei receber apenas conhecimento, mas também poderei passar o que sei. Entrar neste processo com uma galera que tem muitas experiências para dividir está sendo o máximo, pois debatemos sobre diversos assuntos e temas, e compartilhamos, ao mesmo tempo, muitas dúvidas”, conta a estudante de 17 anos.
Evellyn diz que soube da formação por meio de uma amiga e logo se animou para participar. “Eu já conhecia a Revista Viração através de alguns amigos que participaram de outros projetos e, sendo assim, fui conhecendo mais e mais sobre o espaço. Até uma líder comunitária ter me falado sobre o curso que aconteceria da Agência Jovem de Notícias. Então procurei a instituição Casa de Cultura e Cidadania São Paulo e, através dela, me escrevi”.
O novo ciclo de formação da AJN conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a parceria de organizações que atuam com juventude e comunicação. São elas: Coletivo Imargem; Centro Social Bom Parto; Fundação Julita; Centro de Juventude Moca; Casa do Zezinho; Curso Popular Mafalda; Comunicadores Ambientais; Escola Estadual Bento Perreira; Curso Agropecuária; Grupo Articulador Aricanduva; Grupo Articulador CIRES – Fazenda da Juta; EMEF Céu Caminho do Mar; Projeto Quarto Mundo; Mundo em Foco.