Adolescência marcando presença
Por: Mariana Rosário
Hoje em Brasília o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou um relatório que mostra a Situação da Adolescência no Brasil. Intitulado “O direito de ser adolescente”, esse relatório traz em textos, mapas, gráficos e declarações quais são os desafios de ser um adolescente no Brasil.
Em uma coletiva de imprensa a representante do Unicef Brasil Marie-Pierre Poirier e dois adolescentes responderam aos jornalistas perguntas sobre a real situação da adolescência no Brasil.
O relatório traz propostas imediatas e de médio prazo para que as vulnerabilidades que ameaçam a adolescência sejam combatidas. Também chama os jovens á participação na transformação da adolescência, com um novo olhar em que o conceito de que a adolescência é uma época de descobertas e oportunidade, o reconhecimento como adolescentes, e não como crianças grandes ou pequenos adultos
Combater o homicídios contra adolescentes,o apoio á adolescentes grávidas, combater a violência sexual, e retirar meninos das ruas são pontos preocupantes que muitos adolescentes convivem, pontos que tiram seu direito de ser adolescente.
“O direito de ser adolescente é o direito de participar do Brasil, de tudo o que o Brasil constrói, possui e de, com liberdade, opinar sobre a construção do país, de viver hoje com direitos e de construir o amanhã também com direitos”
Maria do Rosário Nunes, ministra da secretaria dos direitos humanos
Para ler o relatório na íntegra acesse: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_22246.htm