Como se preparar para a COP 27, parte #01 – a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática?
A primeira parte do meu relato de experiência na formação Pré-COP 27 com a Agência Jovem de Notícias Brasil, um resumo da aula da Stela Hershmabz, do Observatório do Clima.
Por Amanda Costa
–
Fala minhas lindezas climáticas, bele? 🙂
Meu nome é Amanda Costa, sou ativista climática e esse ano vou participar da minha 4º COP. A COP é a Conferência sobre mudanças climáticas da ONU – um evento que reúne Estados, sociedade civil e empresas com o objetivo de pensar em soluções para frear a crise climática.
Eu já estive na COP 23 – Bonn, Alemanha (2017), COP 24 – Katowice, Polônia (2018) e na COP 26 – Glasgow, Reino Unido (2021). Com essas participações, aprendi que cada conferência tem seus desafios e particularidades, mas podemos (e devemos rs) estudar, articular e nos conectar com alguns atores antes de viajar para fazer o melhor trabalho possível.
E COP é trabalho, viu?
Sabendo que a viagem se aproxima, o Paulo Lima, fundador da Viração Educomunicação e da Agência Jovem de Notícias, me fez um convite irrecusável: preparar uma formação para jovens ativistas do UNICEF que vão participar da Conferência pela primeira vez!!!
Eu respirei fundo, convidei um time intergeracional (pessoas jovens e pessoas mais experientes) e esse sábado, no dia 01 de outubro, tivemos a nossa primeira formação, contando com a participação de:



Esse ano, a 27º Conferência das Partes, COP 27, vai rolar durante os dias 7 a 18 de novembro, no resort egípcio de Sharm El-Sheikh, que fica localizado no extremo sul da Península do Sinai.
A formação está sendo uma experiência riquíssima! Stella começou o papo compartilhando três dicas valiosas:
- Leve roupas confortáveis: vamos andar muito, pegar fila, comer no chão, batalhar por uma tomada para carregar o celular (se tiver carregador extra/extensão, pode colocar na bolsa!). Um ponto de atenção é para as mulheres: é bom levar um paninho na bolsa para caso precise cobrir a cabeça e evitar leggings ou calças justas (o Egito é um país bemmmm conservador).
- Esteja em grupo: opte por andar em comunidade, crie grupos com homens e sempre compartilhe sua localização quando precisar sair (sim, o Egito é bem machista e conservador).
- Baixe o aplicativo da COP 27 – UNFCCC: olhe a agenda um dia antes e escolha UM TEMA para acompanhar as negociações/painéis/eventos.
- Veja a agenda oficial do evento.
A partir do momento que chegarmos lá, encontraremos dois espaços:
- Green zone: é um espaço aberto, que recebe vários eventos. Qualquer pessoa pode entrar, participar e conversar com representantes de diversas partes do mundo.
- Blue zone: para transitar nesse lugar, você precisa de uma credencial. Nós da Viração temos a credencial de observador pela Agência Jovem, que garante acesso a dois mundos:
- Negociações: nessa parte os países são protagonistas, é aqui que é negociado os acordos e as minúcias. Podemos observar e aprender um pouco do processo burocrático.
- Parte “feira” da COP 27: muuuuuita coisa acontece, é um espaço muito vivo. É nesse lugar que ocorrem os eventos paralelos, painéis e palestras que estão na agenda oficial da UNFCCC. [Clique aqui e dê uma olhadinha no site oficial do evento].
Outro espaço interessante é o Brazil Climate Action Hub, um importante ponto de encontro, diálogo e busca por sinergias entre membros da sociedade civil, líderes empresariais e representantes do governo. É aqui que, literalmente, tropeçamos em diplomatas, gente famosa, político legal e pessoas que estão realmente interessadas em construir uma agenda climática plural, multifacetada e diversa para o nosso Brasil.
Assim que a COP 27 iniciar, no domingo 06 de novembro, teremos a plenária de abertura. É aqui que os países vão dar o tom de urgência para a agenda, e no final da plenária, as constituintes (grupo de jovens, mulheres, ambientalistas etc) têm cerca de dois minutos para se posicionarem.
A missão de quem vai para a COP 27 acompanhar as negociações é basicamente ser um fofoqueiro internacional! Encontre pessoas, faça conexões, fale do seu projeto e compartilhe muito conhecimento e experiências <3
Nos próximos dias eu volto pra contar mais detalhes sobre essa formação incrível!
–