A política presente em Jogos Vorazes

Em comemoração ao lançamento do novo filme da franquia Jogos Vorazes, trago aqui uma análise sobre a importância da saga para a compreensão política.

Por: Camila Alves

Se você foi um adolescente entre 2012 e 2016, tenho certeza de que foi fã de pelo menos uma série de filmes intitulados “sagas de adolescentes” – Percy Jackson, Divergente, Crepúsculo, Maze Runner e, claro, Jogos Vorazes estavam no auge do sucesso durante esses anos. 

Para a surpresa dos fãs, em 2020 a autora Suzanne Collins anunciou o lançamento do novo livro do universo de Jogos Vorazes: A cantiga dos pássaros e das serpentes. Quase 10 anos após o lançamento do último filme da saga, no dia 15 de Novembro de 2023, a adaptação do livro estreou nos cinemas, agora com um novo elenco e outro personagem principal, porém, já conhecido pelos fãs da saga: o Presidente Snow.

Imagem Divulgação

Neste novo filme, intitulado “Jogos Vorazes: A cantiga dos pássaros e das serpentes”, nós voltamos no tempo para 64 anos antes do primeiro filme da saga – onde conhecemos a nossa querida Katniss Everdeen. Agora, o nosso protagonista é o Corioulanos Snow antes de se tornar o Presidente de Panem. Mas, o que essa saga tem a ver com política?

O universo de Jogos Vorazes é ambientado em um futuro distante, após uma guerra que transforma a Carolina do Norte em Panem, separando o território em 13 distritos e uma Capital. Depois dos “Dias Escuros”, guerra entre o Distrito 13 e a Capital, é criado os Jogos Vorazes, onde são sorteados 2 tributos de cada distrito – um menino e uma menina – que são levados para uma arena para lutar até a morte até que sobre apenas um, o tributo vitorioso.

A família Snow, durante e alguns anos depois da guerra, se encontra falida, tentando manter o status social entre os moradores da Capital, enquanto Coriolanus Snow busca um prêmio que dará dinheiro suficiente para que a família pare de passar fome – bem diferente do presidente Snow que conhecemos, certo?

No filme, conhecemos quais foram as ambições que fizeram do Snow o presidente de Panem – ele sempre tentou passar por cima de tudo e todos para conseguir o que quer ou a sociedade o corroeu, transformando-o nesse tirano?

Imagem Divulgação

Para conseguir a vida dos sonhos, Snow precisará passar por um último desafio: ser mentor de um tributo na 10ª edição dos Jogos Vorazes, e, para a sua sorte (ou azar), ele é escolhido para ser mentor do tributo feminino do Distrito 12, Lucy Gray. No entanto, essa edição é totalmente diferente do que estamos acostumados: os tributos são tratados como animais e os Jogos ainda não são vistos como um espetáculo – tanto que os moradores da Capital não estão mais assistindo a essa tradição anual. 

Junto à Dra. Gaul, Coriolanus elabora algumas melhorias para que os Jogos se tornem algo interessante para os espectadores – e se eles tivessem um tributo favorito? e se o mentor tivesse a oportunidade de enviar suprimentos para os tributos na arena com dinheiro de patrocinadores? o que acontece com o tributo vencedor? 

Imagem Divulgação

Na trilogia original, acompanhamos Katniss Everdeen, jovem do Distrito 12, que se voluntaria para ir no lugar de sua irmã, após ela ser sorteada para participar da 74ª edição dos Jogos. Junto a ela, Peeta – tributo masculino do Distrito 12 -, Haymitch – vencedor dos Jogos e Mentor – e Effie – moradora da Capital – entram nessa disputa para fazer com que os Jogos tenham outro vitorioso do Distrito 12.

Durante os Jogos, percebemos que mesmo que tenham jovens morrendo na arena, a Capital trata esses acontecimentos como “parte dos Jogos”, já que um dos principais objetivos é lembrar os distritos do que aconteceu com o Distrito 13 após a revolução: extinção. Isso nos faz questionar para quem a Capital governa e como os distritos estão “acomodados” nesse sistema, sendo que já se passaram 74 anos da revolta e os Jogos ainda acontecem como um espetáculo estilo BBB – a sobrevivência até que reste apenas uma pessoa (tirando a parte das mortes, claro)

Katniss, a protagonista da trilogia, nunca quis participar dos Jogos. Tudo o que ela queria era sobreviver, então, quando ela percebe uma oportunidade de acabar com esse sistema de punir os distritos, se junta com outros tributos e rebeldes da Capital para matar o Presidente Snow e dar um fim aos Jogos Vorazes.

Imagem Divulgação

O filme foi lançado dia 15 de Novembro, então, quem quiser a resposta para essas perguntas (e também sobre que caminho o Snow percorreu até que se tornasse presidente), vá ao cinema e aprecie uma das melhores adaptações cinematográficas já feitas.

Seja assistir ou ler a saga, fica a minha indicação para aqueles que gostam de uma saga distópica com personagens que têm sede de acabar com o sistema haha Mesmo que a sorte não esteja ao nosso favor, não se esqueçam que: Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo”.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *