A Década dos Oceanos (2021 – 2030)
Conservar os biomas oceânicos é fundamental para manter nosso planeta sustentável. Vamos ver como podemos atuar, mesmo que esse universo esteja um tanto distante de você?
Por Amanda da Cruz Costa
–
Olá meu sushi de tofu, brócolis e cenoura, turopooom?
No artigo de julho, quero te contar sobre um evento babadeiroooo que guiará as agendas e acordos internacionais durante os próximos anos: A Década dos Oceanos!
Tudo começou no final de 2017, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um pronunciamento para anunciar que de 2021 até 2030 teremos a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é conscientizar a população global sobre a importância da sustentabilidade dos mares!
Todo esse rolê faz parte da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um acordo internacional que contou com a participação dos 193 Estados-membros da ONU, grupos empresariais e sociedade civil (ONGs, universidades e coletivos jovens).
De acordo com o ODS 14 – Vida na Água, é necessário conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Os oceanos têm um papel importantíssimo na manutenção da vida na Terra. Além de prover segurança alimentar, transporte, energia e turismo, os mares são essenciais no combate à crise do clima, pois regulam alguns serviços ecossistêmicos, como o ciclo do carbono, nitrogênio e a produção de oxigênio.
Você sabia que os oceanos representam, aproximadamente, U$3 trilhões da economia global por ano? Isso significa 5% do PIB do Planeta! (Fonte: Plataforma Agenda 2030)
Infelizmente, o universo marinho está em perigo! Cerca de 40% dos oceanos são frequentemente afetados pelas atividades humanas, como poluição, extração de recursos e pesca predatória, o que resulta em perda de habitat, introdução de espécies invasoras e desregulação da vida marinha.
Pesadíssimo, né? 🙁
A ONU viu a urgência do tema e resolveu agir! A Década dos Oceanos é um movimento intergovernamental que reúne diferentes atores para preservar a vida marinha e mobilizar diferentes atores engajados em construir um futuro sustentável.
Esse movimento é inovador: apesar de váaaaarias décadas temáticas já terem sido declaradas pela ONU, é a primeira vez que a ciência é utilizada como suporte, de acordo com o professor Ronaldo Christofoletti, coordenador do Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Querido leitor,talvez o universo oceânico ainda seja algo distante para você, mas isso pode mudar😁! A Comissão Oceânica Intergovernamental (COI) da UNESCO elaborou um material on-line com diveeeeersas informações científicas e uma série de recursos e atividades sobre as funções do oceano, intitulado Cultura Oceânica para todos!

A ideia do e-book é ser um guia prático para que educadores de diferentes disciplinas trabalhem conteúdos de conscientização sobre conservação, restauração e uso sustentável do oceano.
Mas se você já está por dentro da temática, quero te fazer um convite especial: Que tal se tornar um mentor do Labjovens, um programa de mobilização da juventude brasileira contra a poluição das águas e o micro-plásticos? 🙂

Caso queira saber mais sobre o programa, dê uma olhadinha nesse artigo. Se curtir, inscreva-se no formulário para mentores 🙂 Esse programa é uma iniciativa lindona da Embaixada da França com várias organizações parceiras, como a própria Agência Jovem de Notícias.
Estamos chiquérrimos bb! Põem sua roupa de banho e mergulha!!!

–
