Maranhão sedia a 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

A cidade de São Luís (MA) sedia, de 22 a 27 de julho, a 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior evento científico do Brasil, da América Latina e do Caribe. Na programação, serão apresentadas conferências, encontros, mesas-redondas, minicursos e sessões de pôsteres. Pela primeira vez, o evento terá a cobertura jovem feita pela AJN.

Sobre a SBPC

A SBPC é uma Instituição civil fundada em 1948, sem fins lucrativos e que visa estimular o avanço científico, tecnológico, educacional e cultural, como forma de combater a desigualdade social do país. Tem o objetivo também de popularizar a ciência, aproximar a prática científica ao cotidiano das pessoas e difundir as pesquisas empreendidas no Brasil.

O tema da 64º Reunião da SBPC será “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza” e será voltada para toda a sociedade, além de contar com diversos outros espaços que ocorrerão paralelos a ela, podendo destacar os seguintes:

SBPC Jovem:

A SBPC Jovem é a realização do desejo de cientistas que perceberam a necessidade de aproximar a ciência e a escola, além de atrair a sociedade em geral para a Universidade, envolvendo-a com a pesquisa científica. É uma oportunidade para troca de conhecimentos e de proporcionar aos jovens espaços de expressão e de apreensão do saber fazer ciência.

SBPC Cultural:

A SBPC Cultural vai acontecer em dois eixos: um eixo é voltado à programação científica e o outro é vinculado à questão dos 400 anos da Fundação de São Luís, abordando a realidade local.

ExpoT&C:

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Mas afinal, pra que serve a SBPC?

A SBPC serve para, sobretudo, promover a expansão; 0 aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia; a difusão e a popularização da ciência no país e a aproximação das pessoas com as práticas científicas que estão sendo empreendidas no Brasil.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *