5 Influenciadoras para seguir e engajar na Causa Ambiental
Sabemos que valorizar o trabalho de mulheres, em todas as áreas, é de extrema relevância. Por isso, trago uma lista com 5 mulheres que estão produzindo conteúdo para a internet sobre questões ambientais, pauta muito importante em meio à crise climática que vivenciamos e que assola, principalmente, pessoas do gênero feminino.
Por Sofia Leite
Nesse momento pós COP 27, trago uma lista com indicações de 5 mulheres influenciadoras que estão lutando por um mundo onde, como canta Gal Costa, a gente e a natureza feliz vivam sempre em comunhão.
A escolha por trazer, especificamente, mulheres que falam sobre a pauta ambiental e sobre modos de vida mais sustentáveis a partir de suas especialidades é extremamente importante, já que nós somos as mais afetadas pela crise climática. Podemos dizer que os mais pobres são prejudicados pela falta de recursos naturais de maneira desproporcional, e as mulheres representam a maioria das pessoas nessa situação.
Além disso, a maior parte das famílias nessas condições são chefiadas por indivíduos do gênero feminino, que, geralmente, dependem de elementos da natureza para conseguir seu sustento.
A ONU já alerta, por conta de tudo isso, para a dimensão do problema da questão feminina no contexto atual de crise climática. Devemos nos empenhar em trazer as mulheres para o centro desse debate sobre a administração dos recursos naturais e sobre o controle da crise, porque os mais impactados devem ter cada vez mais poder de decisão.
Os recordes de desmatamento na Amazônia e o planeta esquentando cada vez mais demonstram a urgência dessa pauta. Pensando nisso, decidi trazer essa lista de mulheres para você seguir e se engajar na luta ambiental.
Boa Leitura!
Alice Pataxó
Alice (@alice_pataxo) tem apenas 21 anos, mas já é embaixadora da WWF Brasil, uma das maiores organizações de conservação da natureza do mundo. Ela é jornalista e ativista ambiental, além de lutar em defesa dos povos indígenas.
Em seu instagram, ela procura desconstruir a tradicional imagem deturpada que as pessoas geralmente têm dos povos originários, fazendo vídeos mostrando seu dia a dia e tirando dúvidas sobre seus costumes.
Vale a pena conferir o trabalho dela nas redes!
Bela Gil
Bela (@belagil) é Mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália e trabalha como chefe de cozinha e apresentadora. Sua luta é pela alimentação de qualidade baseada na agroecologia.
Em suas redes sociais, fala sobre as cozinhas solidárias e sobre movimentos como o MST, que atua também nessa área. Atualmente, Bela está participando da equipe de transição do governo Lula.
Com certeza é uma pessoa que tem muito a nos ensinar!
Giovanna Nader
(@giovannanader) é atriz e comunicadora socioambiental. Em seu instagram, fala sobre moda sustentável e produz, no podcast O Tempo Virou, conteúdo sobre diversas pautas ambientais.
Além disso, ela é uma das fundadoras do Projeto Gaveta, que tem como objetivo incentivar uma moda mais real, humana e consciente. O projeto também proporciona a troca de peças de roupa entre pessoas de todo o país, o que leva a uma diminuição no consumo.
Você não vai se arrepender de começar a acompanhá-la!
Laila Zaid
Laila (@lailazaid) é atriz e escritora, além de ter envolvimento com a educação pública infantojuvenil. Desde a pandemia de covid-19, a artista usa suas redes para mostrar aos pais de crianças formas de ensinar seus filhos a conviverem em harmonia com a natureza.
Além de já ter feito excelentes trabalhos como atriz em várias novelas da Globo, Laila também é autora do Manual Para Super-heróis, um guia de sustentabilidade para os pequenos.
A Laila é uma super indicação de influenciadora para seguir!
Nátaly Neri
Nátaly (@natalyneri) é cientista social e youtuber. Em seu canal e demais redes sociais, trata sobre temas como veganismo, slow fashion, racialidade e política.
Ela é uma grande defensora da cultura dos brechós e da moda sustentável. Nos últimos tempos, a youtuber tem feito vídeos com tutoriais de maquiagem utilizando produtos 100% veganos para desmistificar a ideia de que esses itens são ruins.
Nátaly é, sem dúvidas, alguém que tem muita propriedade para falar sobre esses assuntos!
–