28ª MOSTRATEC: inovação e criatividade
Por Julia Giacomini, educomunicadora, Fundação Liberato (Novo Hamburgo/RS)
A MOSTRATEC, Mostra de Ciência e Tecnologia, reúne neste ano mais de quatrocentos projetos de pesquisa científica e tecnológica de todos os estados brasileiros e de mais de vinte países do mundo, tendo o número de inscritos na Mostratec Júnior triplicado em relação ao ano anterior.
A feira também conta com algumas mudanças estruturais: o local de exposição dos projetos será no pavilhão superior da FENAC, junto à robótica educacional – realizada em parceria com o Colégio Marista PIO XII – e a exposição do Museu Itinerante de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
Já considerada o maior feira de ciência jovem da América Latina, “A MOSTRATEC é um mundo de criatividade e pesquisa”, afirma o coordenador geral da mostra, André Luís Viegas. Ela também promove a realização de eventos integrados como os Jogos Mostratec, que receberão ampla cobertura em parceria com o jornal O Polvo. A cerimônia de abertura aconteceu na tarde de segunda-feira, 21/10.
Uma das novidades previstas para a edição é a Academia da América Latina de Educadores, em que dirigentes de feiras de diversos países latino-americanos vêm para o evento com o intuito de aprender e compartilhar experiências, proporcionando melhorias e complementando as feiras nacionais. “Que cada um dos que está aqui apresentando seu projeto, sinta-se usufruído de um grande prêmio, de uma grande oportunidade que a Mostratec, a Fundação Liberato, o Brasil dá a essas pessoas, e sintam-se orgulhosos com isso”, diz André Luís Viegas.
Solenidade de abertura
A abertura oficial da 28ª MOSTRATEC aconteceu às 14h da tarde de segunda-feira e reuniu, além da direção executiva e da comissão organizadora, os discursos dos principais viabilizadores da feira a nível municipal e estadual. O prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, frisou a importância da mostra para o desenvolvimento e ampliação da tecnologia. “Nós precisamos universalizar a oportunidade, a possibilidade do Ensino Técnico e também ampliar a possibilidade do ensino superior”, afirmou ele.
Também esteve presente o secretário da educação do estado do Rio Grande do Sul, José Clóvis de Azevedo, o qual mencionou a relação entre a Fundação Liberato e a democratização do conhecimento. “A escola, ao invés de ser uma escola da repetição, tem que ser uma escola da criação, da inovação; não é preciso que a gente determine que a ciência seja ampliada, ela se amplia, inclusive, independente da nossa vontade. Agora é preciso que a gente atue sobre ela”, disse.
E foi desta forma que a MOSTRATEC oportunizou, mais uma vez, que milhares de jovens de diferentes localidades contribuíssem para o desenvolvimento social e tecnológico, nas suas áreas de atuação, incentivando a criatividade e a formação de cientistas e pesquisadores. Dos treze mil projetos de pesquisa inscritos, apenas quatrocentos e doze estão expostos na feira. Participar da MOSTRATEC, segundo o diretor Leo Weber, já é uma vitória.
A feira estará aberta para visitação pública de segunda à sexta, das 14h às 21h. A cobertura e informações da feira estarão disponíveis no site oficial www.mostratec.com.br, nas redes sociais facebook / twitter #Mostratec2013 e no site da Agência Jovem de Notícias.
Assista também aos vídeos produzidos pelos jovens educomunicadores que trazem as prévias do evento, além de entrevistas realizadas com a Coordenação da Mostratec e Direção Executiva da Fundação Liberato no canal da Educom Liberato.