[RESENHA] Musical “Os Miseráveis” (Les Miserábles)

Por: Jefferson Rozeno, da Redação/ Foto divulgação

Em cartaz desde março de 2017, o musical Os Miseráveis (Les Miserábles), vem ganhando o coração dos paulistanos. A obra, que já foi exibida em 44 países e traduzida para 22 línguas, voltou a solo nacional depois de 15 anos de sua primeira exibição.

Repaginado, mas sem perder a originalidade, o “Le mis, como é popularmente conhecido, garante diversão, encantamento e principalmente reflexão. O musical é uma adaptação da obra original Les Miserábles, do autor francês Victor Hugo, publicada em 1862, que tem como ambiente central os efeitos da miséria que assolou a França afetando pessoas cujas vidas foram esquecidas e negligenciadas  perante o cenário da Revolução Francesa.

Jean Valjean, personagem central, é condenado a 19 anos de prisão após roubar um pedaço de pão. Depois de solto, decide assumir uma nova identidade em busca de redenção. Além de Jean Valjean, Cosette, Fantine, Marius e o “Vilão” Javert, assumem certo protagonismo durante o enredo e se conectam com a narrativa envolvente.

Além do livro e da adaptação para o teatro musical, o clássico também virou filme. Aliás, são diversas as produções cinematográficas adaptadas ou inspiradas em Le Mis, o que realça a relevância desta obra e sua capacidade de adaptabilidade  a diferentes gêneros, contextos e formatos.

Embora escrito em 1862, a crítica de “Os miseráveis” se faz muito atual. O ambiente social conturbado, o medo e a miséria são temas presentes no mundo globalizado.  Essas características, presentes tanto no livro, quanto no musical, evidenciam e reforçam a necessidade de repensar o convívio social e, sobretudo, a humanidade.

Em cartaz no Teatro Renault, a adaptação brasileira conta com uma superprodução: os cenários grandes e realistas transportam o espectador para o contexto do musical, e sobretudo a qualidade vocal dos atores e da orquestra elevam, literalmente, o conjunto da obra. Há quem diga que a adaptação brasileira supera as grandes produções da Broadway.

Onde assistir

O musical está em cartaz no Teatro Renault e, devido ao sucesso, terá exibição estendida até dezembro deste ano. Além das exibições realizadas às quintas, sextas, sábados e domingos o teatro também realiza sessões populares eventualmente.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física localizada na Av.Brigadeiro Luis Antônio,411 (ao lado do teatro) ou online clicando aqui, os valores variam entre R$25 a R$330.

Assista ao trailer

21 anos, estudante de jornalismo, estagiário de comunicação e marketing

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *